LUCRANDO MAIS COM A CABINE DE PINTURA AUTOMOTIVA

Você é empreendedor e sonha em montar ou modernizar a sua oficina de lanternagem e pintura? Entenda que fatores determinam a lucratividade deste setor e o quanto vale a pena adquirir uma cabine de pintura automotiva.

Hoje em dia dizer que qualidade é um diferencial pode parecer ultrapassado. Qualidade é uma obrigação. Mas como alcançar a qualidade do acabamento na pintura sem o equipamento adequado?  Você até pode ter na sua equipe grandes profissionais de preparação e pintura, mas está dando a eles condições de trabalho pra mostrar o seu talento?

Você provavelmente conhece diversas oficinas de lanternagem ou funilaria e pintura no seu bairro ou na sua cidade. Algumas são bem pequenas, trabalham de forma mais artesanal e geralmente são negócios de família. Já oficinas maiores investem em localização e equipamentos para obterem um fluxo maior de clientes. Uma tem público fiel, de muitos anos e geralmente não é vista pela fiscalização. A outra precisa estar adequada para obter o alvará de funcionamento, o credenciamento com seguradoras e fidelizar os clientes.

QUESTÕES LEGAIS

Para obter o alvará, cada município possui legislação própria, mas via de regra as exigências são voltadas para a redução, tratamento e destinação correta das emissões geradas pelas atividades de funilaria e pintura.

As emissões geradas pela preparação para pintura automotiva são provenientes do processo de lixamento do veículo e aplicação de primer. A aplicação de tintas e vernizes também geram partículas sólidas e gasosas que são mais leves que as do lixamento e preparação.

Essas partículas não podem ser dispersas no ambiente sem a devida retenção e filtragem. E para cada processo de geração de resíduos, seja do lixamento e preparação, seja da pintura, existe o equipamento correto para que a oficina não tenha problemas legais de funcionamento.

PROCESSOS DE PREPARAÇÃO PARA PINTURA

O processo de preparação está diretamente ligado ao resultado final, ao acabamento da pintura. E é também o que mais polui o ambiente da oficina.

Para pintar, você primeiramente vai ter que resolver a seguinte equação: onde vou preparar o carro? Minha oficina vai ficar com aquela aparência horrível de lugar sujo, ou tem algo que resolva isso?

Para este problema temos a área de preparação STK. Nela fica o plano aspirante que aspira e retém as partículas do lixamento, além de confinar, por cortinas, esses resíduos, mantendo o ambiente muito mais limpo.

Existem modelos com iluminação que dá aquela ajuda para o preparador enxergar o que está fazendo. Porque não há nada pior que descobrir na pintura que a preparação não foi bem feita.

Ambiente limpo, preparação bem feita, tudo contribuindo para a qualidade do serviço. Agora vamos falar do equipamento mais importante de uma oficina que oferece pintura.

 

cabine de pintura automotiva e área de preparação

 

VANTAGENS PRODUTIVAS DA CABINE DE PINTURA AUTOMOTIVA

Além de obrigatória a cabine de pintura automotiva é o que separa os homens dos meninos, as empresas com potencial de crescimento e as empresas de “fundo de quintal”, a lucratividade dos prejuízos.

A cabine de pintura automotiva é o mais alto investimento que o empresário irá fazer para abrir ou adequar sua oficina. Então, pense bem antes de decidir o fornecedor deste equipamento que irá durar mais de uma década.

Com a cabine de pintura automotiva STK pode se obter alta qualidade na pintura do veículo. Seu ambiente interno é totalmente livre de partículas. A cabine filtra o ar de admissão, que é o ar que entra no ambiente por um sistema duplo de filtragem (modelos pressão positiva). Ela é totalmente vedada, não permitindo que o ar interno seja contaminado.

A cabine de pintura automotiva pressão positiva STK, empurra o ar de cima para baixo, não permitindo que as partículas de tintas e solventes fiquem dispersas no ar e que acabam pulverizando outras partes do veículo.

 

SISTEMA DE SECAGEM PARA ACELERAR O PROCESSO DE PINTURA

A temperatura em uma cabine de pintura automotiva STK com sistema de secagem é controlada tanto na fase de pintura quanto na fase de secagem.

Significa que você pode climatizar a cabine para pintar a uma determinada temperatura, impedindo a parada da atividade em dias frios e nublados. Pintar nesses dias sem o recurso de climatização de uma cabine pode ocasionar a opacidade da tinta. E não pintar em dias frios é prejuízo na certa.

O ganho de tempo no processo de secagem é indiscutivelmente o aspecto mais importante para os  proprietários de oficinas. Depois que você se acostuma com a velocidade com que consegue entregar a pintura pronta, não consegue mais entender como ficou tanto  tempo sem esse recurso.

A cabine inclusive é conhecida em algumas regiões como “estufa automotiva” e certamente isso se deve à funcionalidade de secar em minutos a tinta aplicada.

PARA CONCLUIR O RACIOCÍNIO SOBRE LUCRATIVIDADE

Atualmente, não há como conceber a ideia de se montar uma oficina sem os equipamentos  inerentes ao setor, entre eles a área de preparação e principalmente a cabine de pintura automotiva. Comparar a velocidade de execução dos serviços prestados com e sem esses equipamentos é como comparar a velocidade da internet discada com a tecnologia 5G.

A quantidade de pinturas/dia em comparação com uma oficina sem cabine é  800% maior na oficina com cabine. Outra vantagem é a redução de retrabalhos e com isso outro ganho de tempo e redução de custos.

Somado a isso temos a hora paga pela seguradora, que é cerca de 15% maior para oficinas referenciadas/credenciadas. E para ser credenciada as seguradoras exigem a cabine de pintura automotiva.

Se a qualidade é uma obrigação e se tempo é dinheiro, é preciso aliar esses dois elementos para alcançar a lucratividade que se espera do negócio. Neste contexto, a cabine de pintura automotiva torna-se imprescindível para as oficinas de lanternagem e pintura tornarem-se lucrativas.

A lucratividade está diretamente relacionada ao tempo de execução de cada serviço, que por sua vez determina quantas vagas estarão ocupadas no seu espaço e por quanto tempo, quantas vezes serão realizados retrabalhos, qual o custo do funcionário por serviço prestado, qual o custo da vaga no aluguel do galpão pelo tempo de ocupação, entre outros.

Se tem uma forma confiável de atacar todas essas fontes geradoras de custos na sua oficina é utilizando a cabine de pintura automotiva. Pode parecer alto, mas em pouquíssimo tempo você terá o retorno do investimento e ainda terá a cabine gerando lucros por muitos anos!

Preencha o formulário e converse com a
STK Cabines

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)