ENTENDA AS DIMENSÕES DE UMA CABINE DE PINTURA

Quando você está diante da necessidade de adquirir e instalar uma cabine de pintura, algumas perguntas devem ser respondidas para que não ocorram frustrações ou inadequações.

Ao ler o texto a seguir você se identificará com diversos momentos desta escolha e poderá tomar decisões mais acertadas de acordo com as dimensões do objeto a ser pintado e segmento de atuação da sua empresa.

CABINE DE PINTURA LÍQUIDA

Distinguir que tipo de pintura será realizada é o primeiro passo para determinar a cabine de pintura correta. A primeira pergunta é se o processo de pintura é líquida ou se é um processo de pintura a pó também chamado de pintura eletrostática.

A cabine de pintura líquida é empregada em processos de pintura e de repintura por aspersão da tinta líquida sobre o objeto. Essa aspersão ocorre por meio de uma pistola de pintura que pulveriza a tinta e a direciona sob pressão com o auxílio do ar comprimido.

APLICAÇÕES DA PINTURA LÍQUIDA

Há uma vasta aplicação de pintura líquida onde o uso da cabine é essencial tanto para a qualidade da pintura quanto para a produtividade.

Pintura automotiva, pintura de ônibus, pintura de aeronaves, repintura de caminhões, pintura de móveis, pintura de rodas, pintura de objetos de decoração e adornos, pinturas personalizadas e até pinturas de tanques, blindados e mísseis, utilizam a pintura líquida por aspersão para dar acabamento e durabilidade.

DIMENSÕES DE CABINES DE PINTURA LÍQUIDA

A segunda questão que precisa ser respondida é o tamanho do objeto que se quer pintar dentro da cabine de pintura. Parece óbvio, mas grande parte das vezes, as pessoas não sabem dimensionar uma cabine ideal para seu empreendimento.

Vamos falar primeiramente das cabines com dimensões já padronizadas para cada segmento.

DIMENSÕES DA CABINE DE PINTURA AUTOMOTIVA

A cabine de pintura automotiva tem dimensões idealizadas para veículos de passeio, utilitários que podem ou não incluir caminhonetes.

No mercado, há cabines de pintura automotiva com diversas dimensões. A STK tem como tamanho padrão uma cabine automotiva de 7,00 x 3,90 x 2,7 metros (C x L x H) que atende até caminhonetes como a Amarok, com espaço confortável para o pintor.

DIMENSÕES DA CABINE DE PINTURA DE ÔNIBUS E CAMINHÕES

A cabine de pintura de caminhões e ônibus tem diversos padrões no mercado. A STK fabrica cabines para veículos pesados em vários tamanhos sendo que as dimensões 15,6 x 5,0 x 5,0 m são as mais utilizadas por empresas de ônibus, concessionárias de caminhões e pelo exército brasileiro.

Isso porque essas dimensões da cabine de pintura de ônibus e caminhões proporcionam boa área de circulação para os pintores e seus acessórios como escadas e mangueiras.

CABINE INDUSTRIAL

A cabine de pintura industrial é a que mais possui personalização das medidas. Muitas vezes o chamado “padrão automotivo” que nada mais é que uma cabine de dimensionada para veículos atende o segmento industrial por se encaixar em uma infinidade de aplicações de pintura e repintura.

Em outras situações, as dimensões são estudadas caso a caso. E aí entram outras variáveis como o processo de pintura, o peso e a forma de transporte da peça até a cabine de pintura industrial, se ela vai ser uma cabine industrial com abertura para ponte rolante para colocação da peça no ambiente de pintura, se a cabine precisará ter duplo acesso como no caso de cabine para pintura em linha, etc.

Veja que não são somente as dimensões, mas também uma série de outras questões que precisam ser levadas em conta quando se projeta uma cabine por segmento. Mas, voltando à questão das dimensões, como calculá-las com base no tamanho do objeto a ser pintado?

 

DIMENSIONANDO A CABINE COM BASE NAS DIMENSÕES DO OBJETO

Via de regra, a pintura por aspersão em processos de repintura ou pintura não robotizada, precisa considerar que o ambiente da cabine contemple o tamanho do objeto, a circulação do ar e do operador.

Para que o operador/pintor tenha mobilidade e respeite uma distância mínima do leque da pistola com o objeto, a distância entre as paredes da cabine e o objeto, deve ser de, no mínimo, 1 metro.

A altura do objeto também deve ser considerada, dando pelo menos essa mesma distância de 1 metro até o teto da cabine. Em cabines de pressão positiva, essa distância deve ser ainda maior: cerca de 1,5 metros.

VAMOS A UM EXEMPLO PRÁTICO:

O componente a ser pintado na empresa X tem 2,0 m de altura x 3,0 m de largura e 5,0 m de comprimento. Calcular as dimensões mínimas da cabine de pintura.

Comprimento: 5,0 + 2,0 circulação do pintor nas laterais = 7,0 m de comprimento

Largura: 3,0 + 2,0 m de circulação do pintor = 5m de largura

Altura: 2,0  m + 1,5 m circulação superior do ar: 3,50 m de altura

Então, as dimensões mínimas da cabine de pintura para a empresa X serão:
7,0 x 5,0 x 3,50 m (medidas internas)

Mas caso a largura do objeto seja grande, a distância até o teto dependerá também da forma como o operador alcança o centro do objeto no alto para pintá-lo.

A cabine de pintura deverá ter maior altura e largura, pois o pintor precisará de mais espaço para mover plataformas e outros acessórios para pinturas de difícil acesso.

EM RESUMO

Se o seu segmento for automotivo, a cabine automotiva STK irá atender perfeitamente às suas necessidades. Seja ela destinada a reparos rápidos ou a grande volume de pinturas, temos o modelo ideal padrão para sua oficina  e ainda desenvolvemos cabines sob medida se tiver alguma restrição de espaço.

Para cabines de pintura industriais sob medida, vale lembrar que essas são informações básicas para o dimensionamento da cabine de pintura considerando apenas as dimensões do objeto. Outras informações são necessárias como a forma como se desloca o objeto, layout da linha de pintura, entre outros.

Para maiores informações, conte com o atendimento personalizado da STK Cabines. Converse com nossa venda técnica sobre o equipamento mais adequado à sua necessidade. Será um prazer atendê-lo!

Preencha o formulário e converse com a
STK Cabines

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)