AS 6 PRINCIPAIS VANTAGENS DA CABINE DE PINTURA PRESSÃO POSITIVA

Está em dúvida sobre o que é uma cabine de pintura com pressão positiva? Vamos te ajudar! Começamos explicando o que é pressão positiva e em seguida vamos apresentar as suas principais vantagens.

 

O QUE É PRESSÃO POSITIVA?

Pressão positiva é a pressão exercida pelo ar sobre uma superfície. Dentro da cabine de pintura com pressão positiva o ar se desloca de cima para baixo, de maneira homogênea e constante.

Você não sente a pressão positiva estando dentro da cabine, assim como não sente a pressão atmosférica, que é o peso da coluna de ar da atmosfera sobre a superfície da Terra. Mas ela está ali, exercendo a sua força.

E a razão do modelo se chamar “pressão positiva” é porque a pressão do ar é maior no interior do ambiente da cabine comparado ao ambiente externo.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO

O módulo ventilador acelera o ar captado no ambiente por meio de ventiladores industriais centrífugos que o lançam no plenum da cabine. O plenum é a caixa de ar da cabine que localiza-se sobre ela. O plenum da cabine de pintura pressão positiva é também conhecido como “pulmão”.

Este pulmão se enche de ar que para sair é forçado a passar pelos filtros do teto da cabine. O ar já limpo, livre de partículas e poeiras desce sob pressão constante de cima para baixo em toda a extensão da cabine. 

PRINCIPAIS VANTAGENS DO MODELO

Agora que explicamos o princípio de funcionamento, vamos mostrar pra você cada uma das vantagens da cabine de pintura pressão positiva:

Funcionamento da cabine de pintura com pressão positiva
Funcionamento da cabine de pintura com pressão positiva

 

VANTAGEM 1: FILTRAGEM DO AR QUE ENTRA NO AMBIENTE DE PINTURA

Todo ar captado no ambiente externo passa por 2 sistemas de filtragem para entrar na cabine, sendo o primeiro para partículas maiores e o segundo para partículas menores.

O primeiro filtro fica na captação de ar e o segundo em toda extensão do teto da cabine, sendo este um filtro fino capaz de reter micropartículas que podem danificar a pintura.

Você pode até criar um ambiente de pintura com filtros e diminuir as partículas presentes no ar, mas somente uma cabine de pintura pressurizada será capaz de vencer todas as camadas dos filtros finos e obter o máximo de filtragem de resíduos, proporcionando o ambiente ideal para um finíssimo acabamento de pintura.

VANTAGEM 2: DESCONTAMINAÇÃO DO AMBIENTE DE PINTURA

De nada adianta obter um ar ambiente extremamente limpo e não mantê-lo assim durante a aplicação da tinta.

A pressão constante, de cima para baixo que a cabine proporciona, empurra para os filtros qualquer partícula que possa estar em suspensão, inclusive o overspray da tinta aplicada.

A tinta que não adere à peça é imediatamente empurrada para baixo, não contaminando outra parte do veículo, móvel ou qualquer objeto que se pinte e do qual se queira a máxima qualidade de acabamento.

VANTAGEM 3: PINTURA DE PEÇAS DE DIFERENTES CORES NO MESMO AMBIENTE DE PINTURA

Numa cabine de pintura pressão positiva é possível pintar diferentes partes ou  peças de cores diferentes sem contaminação cruzada. Isso porque nada fica em suspensão dentro do ambiente.

Significa que você pode levar para a cabine vários para-choques, móveis, componentes e pintá-los de cores diferentes sem pulverizar o outro objeto com a outra cor. Isso não é fantástico?

VANTAGEM 4: AQUECIMENTO DO AR AMBIENTE PARA ACELERAR A SECAGEM

O ambiente interno da cabine de pintura pressão positiva pode ser aquecido acelerando enormemente a secagem da tinta.

Neste caso, é acrescentado ao módulo ventilador o módulo térmico composto de um queimador e um trocador de calor tornado-se assim “módulo termoventilador”, dimensionados de acordo com o tamanho e a temperatura de secagem da cabine.

O controle da temperatura é feito no quadro de comando. Com o ar que passa pelo veículo, peça ou móvel sendo aquecido a uma temperatura constante, obtém-se a rápida secagem da tinta ou verniz.

VANTAGEM 5: AMBIENTE IDEAL PARA PINTURA DE MAIORES EXTENSÕES

A cabine de pintura pressão positiva é o modelo ideal para pintura maiores porque em qualquer posição dentro do ambiente, a distância a ser percorrida pelos resíduos da tinta (overspray) e a retenção nos filtros é a mesma; diferente de uma cabine de pintura pressão negativa onde se deve posicionar sempre o local a ser pintado mais próximo à exaustão.

VANTAGEM 6: ECONOMIA DE TEMPO E INSUMOS

A cabine de pintura pressão positiva proporciona um acabamento final impecável, livre de imperfeições. Essa qualidade repercute numa grande economia de tempo destinado a retrabalhos.

Se o retrabalho é desnecessário gera-se economia de tintas, o que por sua vez impacta diretamente nos lucros. Se tiver sistema de secagem a economia de tempo é ainda maior, acelerando a produção e tornando o negócio mais lucrativo.

cabine de pintura

 

INVESTIMENTO EM UMA CABINE DE PINTURA PRESSÃO POSITIVA

Dentre os modelos disponíveis as cabines com pressão positiva são as que possuem maior valor agregado. Mas as vantagens são tantas que a diferença entre ela e a cabine pressão negativa torna-se muito pequena.

Faça uma simulação dos valores e formas de financiamento conosco e você vai ver que a cabine de pintura pressão positiva se paga sozinha em muito pouco tempo e a diferença de valor na parcela de um modelo para o outro fica insignificante.

Preencha o formulário e converse com a
STK Cabines

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem?
Como posso te ajudar? :)